Moda Sustentável Parte 1: Conhecendo o assunto

capa2

Setembro deu o início às semanas de moda de todo mundo, começando pela New York Fashion Week (04/09 à 11/09), seguida pela Londres Fashion Week (12/09 à 16/09) e acontecendo ainda a Milão Fashion Week (17/09 e rolando). Daí eu pensei em fazer uma seleção do que gostei e das tendências que virão, até que um gênio da moda apareceu na minha timeline: Stella McCartney! E então veio a ideia: nada de NYFW, nem LFW, nem nada disso. Eu vou escrever sobre estilistas e marcas sustentáveis , ecológicas e filantrópicas! Moda fútil, que polui e sem necessidade não faz o meu tipo, eu gosto é de quem tem suas razões, e criar uma peça para ser usada uma vez e jogada fora não é meu negócio. Já dizia Coco Chanel, “sou contra a moda que não dure. É o meu lado masculino. Não consigo imaginar que se jogue uma roupa fora, só porque é primavera”. E ninguém melhor do que a rainha da moda sustentável para dar início a essa categoria na qual escreverei com muito gosto! :D

Primeiro vamos à uma aulinha rápida sobre o que é reciclagem, reutilização, sustentabilidade e filantropia.

Reciclagem

No dicionário: reutilização (de algum material). “É o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto ou matéria.” (Wikipedia).

– Na moda: pode ser a reciclagem do fio da roupa, um processo que desmancha a peça inteira transformando-a em matéria-prima novamente, a utilização de materiais como garrafa PET para fazer o fio e o tecido, o uso de materiais descartados como lixo para fazer acessórios, entre outros exemplos.

Reutilização

– No dicionário: dar nova utilização.

– Na moda: comprar em brechós, usar peças vintage, reaproveitar e customizar peças que não seriam mais utilizadas, assim como sapatos e acessórios. É dar vida nova à peça velha.

PS: em termos gerais reciclagem e reutilização se parecem mas não são a mesma coisa. Reutilizar uma garrafa PET é transformá-la em outro objeto, como um lustre. Reciclar é quando ela é derretida junto à outras embalagens e vira plástico novamente, podendo virar qualquer outro novo objeto.

Sustentabilidade

– No dicionário: que pode ser sustentado. “O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.” (Wikipedia).

– Na moda: tanto na moda como em qualquer outra área , é a empresa ecologicamente correta, que tem no cuidado com o planeta e as pessoas uma de suas visões e responsabilidades. Isso pode ser desde a reciclagem do seu lixo até a produção que não agrida o ecossistema.

Filantropia

– No dicionário: amor à humanidade; caridade.

 

No Brasil quando se fala em reciclagem logo vem à cabeça as famosas bolsas de lacre de latinha com crochê, brinquedos de garrafa PET e cinzeiros de lata. Mas reciclagem pode ser muito mais luxuoso e caro do que isso! Não consigo entender como reciclagem ainda não é predominante no Brasil e no mundo. Basta um material gratuito (afinal, iria pro lixo) + uma mente criativa e pronto: temos um objeto genial, moderno, que não agride o planeta, que custa pouco para quem produz e tem uma margem de lucro enorme! Os exemplos são tantos que eu vou mostrar apenas alguns que me encantam, mas outros deles vocês podem acompanhar aqui no blog, como o colar de grampos ou o porta-pincéis da Starbucks, e ainda fazer o seu! :)

Moda Sust Pt 1 (1)

Sabe as bolsas de lacre de latinha com crochê? Olha que linda ela repaginada pela Bottletop em couro sintético! Foi febre na Europa.

Moda Sust Pt 1 (2)

Sapatilha feita de papel.

Moda Sust Pt 1 (3)

Moda Sust Pt 1 (4)

Alguns dos meus exemplos: colares feitos de câmara de pneu (usei um deles no post anterior na C&A!) e cinto vintage da mamãe.

Moda Sust Pt 1 (5)

Em casa: garrafas de vidro como vaso e madeiras reaproveitadas na escada. Não é um amor? ♥
Também participamos do programa Recicle Mais, Pague Menos da
AES Eletropaulo que vocês podem conferir aqui.

Moda Sust Pt 1 (6)

Os acessórios da Tun feitos de borracha industrial, látex e borracha reciclada. No início as peças eram feitas com câmera de pneu, assim como os meus.

Abaixo tem alguns looks da coleção de Emma Watson para a People Tree, totalmente sustentáveis!

Moda Sust Pt 1 (7)

Moda Sust Pt 1 (8)

Moda Sust Pt 1 (9)

Moda Sust Pt 1 (10)

Moda Sust Pt 1 (11)

E aí, mudou sua visão sobre o que é reciclagem e sustentabilidade!? Então espere para ver as peças de Stella McCartney! São de cair o queixo de tão lindas e elegantes, e caríssimaaaas!! Vale a pena conferir o segundo post sobre Moda Sustentável terça-feira. Aguardem ♥

 “Para ser sustentável, precisa ser economicamente viável, socialmente justa, culturalmente aceita e ecologicamente correta.” (Luiz Carlos Cabrera)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s